
DIREITO PENAL
Imputabilidade Penal - Embriaguez
Resolva questões e transforme seu aprendizado em aprovação garantida!


Aprovação em carreiras policiais em um ano de preparação!
Conheça uma metodologia que te fará ser aprovador em QUALQUER concurso da área policial com um ano de estudo!

PREENCHA COM SEUS DADOS PARA BAIXAR O MATERIAL
Carreiras Policiais
Tenha acesso ao material desta aula e recebe tudo de atualização sobre as matérias de carreiras policiais
QUESTÃO 01 - Banca: Instituto Consulplan - Ano: 2023 - Órgão: Prefeitura de Campos dos Goytacazes - RJ - Cargo: Guarda Civil Municipal de 3ª Categoria
No tocante às excludentes de culpabilidade previstas no Código Penal Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.
I. A embriaguez patológica é considerada doença mental e, portanto, causa excludente da culpabilidade.
II. A embriaguez incompleta, fortuita ou resultante de força maior, é causa de exclusão da culpabilidade, se ao tempo da ação ou da omissão o agente não tinha a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
III. A coação moral irresistível tem como elemento uma ameaça de dano grave e injusto direcionada ao sujeito ou a pessoas diretamente a ele ligadas.
IV. Para a verificação da inimputabilidade, quanto à higidez mental, o Código Penal adotou o critério biopsicológico. Nesse sentido, é indispensável que haja laudo médico para comprovar a doença mental ou o desenvolvimento mental incompleto ou retardado do agente.
Está correto o que se afirma em:

QUESTÃO 02 - Banca: CPCON - Ano: 2024 - Órgão: Prefeitura de Soledade - PB - Cargo: Guarda Civil Municipal - Masculino
Entre os principais crimes de trânsito, está o do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da embriaguez na direção de veículo automotor, que tem pena específica no próprio CTB. No Código Penal (CP), encontramos situações nas quais existe a situação da embriaguez, com previsão no capítulo da Imputabilidade penal. Com relação a este capítulo, assinale a alternativa CORRETA:
CURSO GRATUITO APROVAÇÃO
Carreiras Policiais
Conheça uma metodologia que te fará ser aprovador em QUALQUER concurso da área policial com um ano de estudo!
QUESTÃO 03 - Banca: Instituto Consulplan - Ano: 2023 - Órgão: Câmara de Tremembé - SP - Cargo: Oficial Legislativo - Jurídico
Assinale a afirmativa correta.
ACADEMIA DE PORTUGUÊS
PROF. ÁLVARO FERREIRA
Curso completo de PORTUGUÊS para concurso público com teoria e muitas questões comentadas
QUESTÃO 04 - Banca: CESPE / CEBRASPE - Ano: 2025 - Órgão: TRF - 6ª REGIÃO - Cargo: Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Agente de Polícia Judicial
Considerando a Parte Geral do Código Penal e a doutrina correlata, julgue os itens a seguir.
É isento de pena o agente que, por embriaguez proveniente de caso fortuito ou força maior, não possuía, ao tempo da ação ou da omissão, a plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
QUESTÃO 05 - Banca: FGV - Ano: 2022 - Órgão: MPE-BA - Cargo: Estagiário de Direito
Esteban, jovem graduando em Direito, viaja com a associação atlética de sua universidade para festividades em cidade do interior do Estado. Em meio às confraternizações, substância entorpecente é oferecida a Esteban por seus colegas. A fim de superar sua timidez, o agente aceita consumir as referidas drogas, atingindo embriaguez completa. Ao recobrar os sentidos, Esteban tinha em sua posse um relógio que furtou naquela noite, tendo os colegas lhe contado que havia também agredido alunos da universidade rival, invadido domicílio e praticado crime de dano aos pertences dos citados alunos.
Acerca da culpabilidade e da teoria da actio libera in causa, é correto afirmar que:
QUESTÃO 06 - Banca: FGV - Ano: 2015 - Órgão: TCM-SP - Cargo: Agente de Fiscalização - Ciências Jurídicas
Dois prefeitos de cidades vizinhas, Ricardo e Bruno, encontram-se em um bar, após uma reunião cansativa de negócios. Ricardo bebia doses de whisky e, mesmo não sendo essa sua intenção, acabou ficando embriagado. Enquanto isso, Bruno bebia apenas refrigerante, mas foi colocado em seu copo um comprimido de substância psicotrópica por um eleitor de sua cidade, que também o deixou completamente embriagado. Após, ainda alterados, cada um volta para a sede de sua prefeitura e apropriam-se de bens públicos para proveito próprio.
Considerando o fato narrado, é correto afirmar que:
QUESTÃO 07 - Banca: IBFC - Ano: 2024 - Órgão: POLÍCIA CIENTÍFICA-PR - Cargo: Perito Oficial Criminal - Área 9
Indivíduo com a pretensão de assaltar um supermercado, no entanto falta-lhe coragem para tal, e resolve se embriagar para cometar o ato, logo em seguida é preso e conduzido à delegacia.
Assinale a alternativa que apresenta a forma de embriaguez a que está submetido e sua influência na futura pena imposta a ele.
QUESTÃO 08 - Banca: VUNESP - Ano: 2023 - Órgão: PC-SP - Cargo: Delegado de Polícia
A depender do caso concreto, nos termos dos arts. 26 a 28 do CP, admite redução de pena:
QUESTÃO 09 - Banca: CESPE / CEBRASPE - Ano: 2023 - Órgão: TJ-ES - Cargo: Analista Judiciário - Especialidade: Execução Penal
À luz das disposições legais de direito penal e da jurisprudência correlata, julgue o próximo item.
É isento de pena o agente que, por embriaguez completa culposa, era, ao tempo da ação, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato.
QUESTÃO 10 - Banca: CESPE / CEBRASPE - Ano: 2022 - Órgão: PC-RO - Cargo: Escrivão de Polícia
João, com 20 anos de idade e imputável, ingeriu bebida alcoólica durante uma festa e, embora não tivesse a intenção de se embebedar ou de praticar crimes, ficou completamente embriagado e desferiu socos em um desafeto, causando-lhe lesões corporais gravíssimas.
Na situação hipotética apresentada, a embriaguez foi completa e