
DIREITO PENAL
Legítima Defesa
Resolva questões e transforme seu aprendizado em aprovação garantida!

Aprovação em carreiras policiais em um ano de preparação!
Conheça uma metodologia que te fará ser aprovador em QUALQUER concurso da área policial com um ano de estudo!

PREENCHA COM SEUS DADOS PARA BAIXAR O MATERIAL
Carreiras Policiais
Tenha acesso ao material desta aula e recebe tudo de atualização sobre as matérias de carreiras policiais
QUESTÃO 01 - Banca: IBGP - 2025 - Órgão: TJ-PR - Cargo: Residência Jurídica
Leia a situação hipotética a seguir:
Caio, caminhando pela rua, depara-se com Tício, seu desafeto de longa data. Após breve discussão, Tício, que estava passeando com seu feroz cão da raça rottweiler, ordena que o cão ataque Caio.
Nesta situação, tendo como base a legislação brasileira, assinale a alternativa CORRETA:

QUESTÃO 02 - Banca: CESPE / CEBRASPE - 2025 - Órgão: TRF - 6ª REGIÃO - Cargo: Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Agente de Polícia Judicial
Considerando a Parte Geral do Código Penal e a doutrina correlata, julgue os itens a seguir.
Suponha que Roberto, com animus laedendi e de forma injusta, tenha começado a agredir Amarildo, sem que este tenha dado causa a tal conduta, e que Amarildo, depois de cessadas as agressões contra si, tenha passado a agredir Roberto. Nessa circunstância, Roberto agirá em legítima defesa sucessiva caso se defenda das agressões perpetradas por Amarildo.
CURSO GRATUITO PONTE APROVAÇÃO
Carreiras Policiais
Conheça uma metodologia que te fará ser aprovador em QUALQUER concurso da área policial com um ano de estudo!
QUESTÃO 03 - Banca: IGEDUC - 2024 - Órgão: Câmara de São José do Belmonte - PE - Cargo: Vigilante
"Um vídeo enviado ao WhatsApp da TV Globo mostra vigilantes do Hospital da Restauração, no Centro do Recife, atirando no paciente que roubou uma arma e matou um vigia da unidade de saúde, nesta sexta-feira (26). De acordo com o advogado que representa os profissionais, Eduardo Morais, as imagens foram gravadas minutos depois da morte do vigilante Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos".
[Disponível em: https://g1.globo.com/. Acesso: 06/11/2024 − texto adaptado]
Considerando uma situação como a narrada no fragmento de reportagem, em que o vigilante está acuado, diante de um elemento armado com revólver, que acabou de cometer um assassinato. Esse vigilante desfere certeiro disparo com sua arma, fazendo o elemento cair. Neste caso, exclui-se o crime de lesão corporal, baseando-se no Art. 25 do Código Penal Brasileiro, que estabelece, para casos como esse o(a):
ACADEMIA DE PORTUGUÊS
PROF. ÁLVARO FERREIRA
Curso completo de PORTUGUÊS para concurso público com teoria e muitas questões comentadas
QUESTÃO 04 - Banca: FGV - 2024 - Órgão: TJ-RR - Cargo: Técnico Judiciário
Nino, tenente do Exército Brasileiro, caminhava pelo centro de Boa Vista, Roraima, ocasião em que João, na posse de uma arma de fogo, exigiu a entrega de seus pertences. Imediatamente, o militar desferiu dois socos no rosto do criminoso, desarmando-o. Para tanto, Nino usou, moderadamente, dos meios necessários para repelir a injusta e atual agressão em seu detrimento.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que Nino agiu sob o manto
QUESTÃO 05 - Banca: FGV - 2024 - Órgão: Prefeitura de Vitória - ES - Cargo: Guarda Municipal de Vitória
Bernardo, guarda municipal na cidade Alfa, estava estacionando o seu automóvel, no interior do seu domicílio, ocasião em que Tício, mediante o emprego de uma faca, determinou que este entregasse os seus pertences. Nesse contexto, Bernardo sacou a sua pistola, com o porte regular, e efetuou um disparo de arma de fogo em detrimento de Tício, atingindo-o no ombro.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que Bernardo não responderá por qualquer crime em razão do (da)
QUESTÃO 06 - Banca: Instituto Access - 2024 - Órgão: Prefeitura de Cariacica - ES - Cargo: Guarda Municipal
Sem nenhum motivo aparente, Frederico recebeu um soco no rosto e, em virtude disso, sofreu lesão corporal de natureza leve. O autor da agressão foi Tales, primo de Frederico. Tão logo após desferir o soco, Tales saiu andando do local em que ocorreu a agressão; Frederico, por sua vez, lá permaneceu mais alguns minutos, tentando acalmar-se e entender a situação. Todavia, diante do que considerava um absurdo e tomado pela raiva, cerca de dez minutos após os fatos, Frederico saiu em busca de Tales e conseguiu achá-lo na rua, cerca de 200 metros distante do local dos fatos. Nesse momento Frederico chamou o nome de Tales que, ao ser interpelado, virou-se e, tão logo fez esse movimento, recebeu um soco no rosto dado por Frederico; Tales, em virtude disso, também sofreu lesão corporal de natureza leve.
Diante do caso narrado e considerando tão somente as informações descritas, é correto afirmar que Frederico
QUESTÃO 07 - Banca: FEPESE - 2024 - Órgão: Prefeitura de São José - SC - Cargo: Guarda Municipal
O reconhecimento da legítima defesa exige a presença cumulativa dos seguintes requisitos:
1. uso moderado dos meios.
2. agressão injusta, atual ou iminente.
3. reação com os meios necessários.
4. proteção exclusiva a direito próprio.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
QUESTÃO 08 - Banca: CESPE / CEBRASPE - 2023 - Órgão: TCE-MS - Cargo: Procurador de Contas Substituto do Ministério Público de Contas
João, valendo-se de uma faca do tipo peixeira, agrediu fisicamente Carlos, que reagiu imediatamente e acabou matando João. O Ministério Público ofereceu denúncia contra Carlos, pela prática do crime de homicídio.
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
QUESTÃO 09 - Banca: FGV - 2023 - Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP - Cargo: Guarda Civil Municipal
Durante uma manifestação na cidade, a Guarda Municipal é chamada para auxiliar no patrulhamento e na proteção das pessoas e do patrimônio público. Glauco, manifestante exaltado, se dirige a Bruno, guarda municipal em serviço, fazendo um movimento de iminente agressão contra o agente público. Bruno, por sua vez, usando moderadamente os meios necessários, repele a injusta agressão, causando uma pequena lesão à integridade física de Glauco.
Nesse caso, e com base no Código Penal, a conduta de Bruno foi
QUESTÃO 10 - Banca: OBJETIVA - 2023 - Órgão: Prefeitura de Canoas - RS - Cargo: Guarda Municipal
Em conformidade com o Decreto-Lei nº 2.848/1940 — Código Penal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( _) A legítima defesa é causa de exclusão da ilicitude. Destarte, o fato típico praticado em legítima defesa é lícito, não configura crime.
( _) A legítima defesa depende dos seguintes requisitos cumulativos: agressão injusta, efetiva e pretérita, a direito próprio.
( _) Considera-se penalmente inimputável a pessoa de até 18 anos de idade completos, a qual ficará sujeita a tratamento especial.