Camisa (4)
Botão no Menu Curso Ponte Aprovação

QUESTÃO 01 - Banca: NUCEPE - Ano: 2012 - Órgão: PC-PI - Cargo: Perito Médico Legal

Os indivíduos de alta periculosidade enquadrados no artigo 26 do Código Penal Brasileiro (CPB) – “É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse procedimento.” – ao cometerem um homicídio:

🔗 Quer saber mais? Clique aqui para aprofundar o tema.

QUESTÃO 02 - Banca: CONSULPLAN - Ano: 2015 - Órgão: Prefeitura de Belo Horizonte MG - Cargo: Guarda Municipal

“Tício veio a se desentender com determinado indivíduo, conhecido como suposto traficante na cidade de Belo Horizonte, que o ameaçou de morte na discussão. Sabendo que a referida pessoa tem fama de sempre cumprir as ameaças que faz, dias após o entrevero, Tício o encontra em local ermo e com baixa iluminação, momento em que percebe que o indivíduo levou a mão à cintura, como se fosse sacar algum objeto. Sem hesitar, ele empunha e dispara seu revólver, vindo a matar o sujeito. Descobre depois que, na realidade, o traficante iria lhe dar de presente uma Bíblia, pois sua intenção era tranquilizá-lo e dizer que fora convertido à religião, não se envolvendo com qualquer prática ilícita.”

Sobre a situação hipotética em apreço, é correto afirmar que:

🔗 Quer saber mais? Clique aqui para aprofundar o tema da legítima defesa e seus tipos.

QUESTÃO 03 - Banca: CESPE / CEBRASPE - Ano: 2022 - Órgão: PC-RO - Cargo: Escrivão de Polícia

Enunciado:

João, com 20 anos de idade e imputável, ingeriu bebida alcoólica durante uma festa e, embora não tivesse a intenção de se embebedar ou de praticar crimes, ficou completamente embriagado e desferiu socos em um desafeto, causando-lhe lesões corporais gravíssimas.

Na situação hipotética apresentada, a embriaguez foi completa e:

🔗 Quer saber mais? Clique aqui para aprofundar o tema da embriaguez no Direito Penal.

QUESTÃO 04 - Banca: VUNESP - 2015 - Órgão: TJ RJ - Cargo: Juiz Substituto

Age em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. Nos casos em que é razoável exigir-se o sacrifício do direito ameaçado:

🔗 Quer saber mais? Clique aqui para aprofundar o tema.

QUESTÃO 05 - Banca: VUNESP - Ano: 2024 - Órgão: MPE RO - Cargo: Promotor

Caio, bombeiro salva-vidas aposentado, que atualmente é instrutor de aula de surfe, está na praia, aguardando possíveis clientes. Tício, bombeiro salva-vidas, que precisava levar o filho em consulta médica, pede a Caio que o substitua, por duas horas. Caio não aceita o encargo, pois precisa trabalhar no seu negócio. Tício, mesmo assim, resolve se ausentar. Caio, enquanto observava o mar, vê Mévio nadando em local perigoso e, de imediato, grita para o homem retroceder, avisando do perigo. O homem não atende Caio e ainda o xinga de velho caquético, afirmando saber nadar. Pouco tempo depois, Mévio começa a se afogar. Caio, ao perceber o afogamento de Mévio, não presta socorro, deixando a orla da praia. Tício, que retornava à praia para ocupar sua função de bombeiro, presta socorro a Mévio que, entretanto, não sobrevive devido ao tempo que permaneceu na água.

Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

🔗 Clique aqui para ler o artigo complementar sobre ação e omissão.

QUESTÃO 06 - Banca: ........ - Ano: 2012 - Órgão: Polícia Civil SP - Cargo: Delegado

Na tentativa branca ou incruenta